Manaus (AM) – A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) volta a alertar a população para a importância de atualizar o esquema vacinal contra a Covid-19.
Em continuidade às ações da campanha de imunização contra a doença, a Prefeitura de Manaus irá oferecer 55 pontos de vacinação, de segunda (27), a sexta-feira (1), distribuídos de forma estratégica em todas as zonas geográficas da cidade, em uma determinação do prefeito David Almeida (Avante).
A pasta informa que disponibiliza a primeira, segunda, terceira e quarta doses da vacina.
O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, pede que os usuários verifiquem qual dose está pendente, de acordo com os intervalos preconizados pelo Ministério da Saúde e busquem, imediatamente, um ponto de vacinação, portando documento de identidade com foto e cartão de vacina e que crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
“Por mais que o cenário da pandemia tenha avançado muito, não podemos baixar a guarda. O recebimento da terceira e quarta doses é necessário para os usuários dentro da faixa-etária alcançada. A vacina é a arma mais forte que temos contra a doença e, com certeza, há uma sala de imunização perto de você”, orienta o o titular da Semsa.
Doses
De acordo com Djalma, a primeira dose pode ser recebida por crianças de 5 a 11 anos, adolescentes de 12 a 17 anos e o público em geral a partir dos 18 anos.
Os usuários precisam retornar ao posto de vacinação na data registrada no cartão de vacina, pelos agentes de saúde, para receber a segunda dose, essencial para completar o ciclo vacinal.
A terceira dose está liberada para o público com 12 anos ou mais. Os intervalos a partir do recebimento da segunda dose são: 28 dias ou mais para adultos imunossuprimidos; 2 meses ou mais para adolescentes imunossuprimidos; 3 meses ou mais para pessoas a partir de 60 anos; e 4 meses ou mais para o público em geral entre 12 e 59 anos.
Outras doses
A quarta dose pode ser recebida por todos os trabalhadores de saúde (rede pública e privada), adultos imunossuprimidos e o público em geral a partir dos 40 anos de idade. O intervalo depois da aplicação da terceira dose é de quatro meses ou mais.
Endereços
Dos 55 pontos oferecidos pela Semsa, 28 unidades atendem todos os públicos alcançados (a partir de 5 anos de idade), e outras 26 são exclusivas para os usuários a partir dos 12 anos de idade. Apenas uma unidade, na zona Leste, é referência apenas para a vacinação infantil.
Conforme Djalma, dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionam com horário ampliado, de 8h às 20h. O ponto de imunização do shopping Phelippe Daou, zona Norte, atende de 9h às 16h, e às demais unidades, de 8h às 17h.
Os endereços das unidades, horários de atendimentos e vacinas disponíveis podem ser consultados no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) ou por meio do link http://bit.ly/localvacinacovid19. As informações também são publicadas diariamente nas redes sociais da secretaria: Semsa Manaus no Facebook, e @semsamanaus no Instagram.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Ações de saúde e bem-estar para grupo da terceira idade são promovidas pela Semsa
Casos de Covid-19 aumentam e Prefeitura orienta a população a atualizar esquema vacinal
Pontos de vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos são ampliados em Manaus