A Universidade Nilton Lins irá representar o Amazonas no Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Praia 2022, com 22 atletas que desembarcam hoje (28) em Aracati (CE), onde disputarão na praia de Canoa Quebrada o torneio que reúne universitários de todo o país para competições de modalidades outdoors.
Na competição promovida pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário, até o dia 5 de maio, a equipe amazonense irá participar dos torneios de Luta Olímpica (feminina e masculino), Voleibol 4×4 misto, Vôlei de Praia (masculino e feminino) e Beach Tennis Feminino.
Um dos destaques da delegação é a lutadora Layane Miranda que irá defender o título conquistado na edição 2021 do JUBs Praia, na categoria 60Kg de Luta Olímpica.
Desde 2002, a Universidade Nilton Lins representa o Amazonas em torneios universitários nacionais e já revelou grandes nomes para o esporte brasileiro como como o lutador Helton Henrique, que integrou a seleção brasileira de Luta Olímpica e o velocista Sandro Viana, que entre outras conquistas, integrou a equipe brasileira de revezamento 4×100 nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008 que conquistou a medalha de bronze.
Todos os atletas que fazem parte da delegação do Amazonas são graduandos de cursos superiores na Universidade Nilton Lins, onde fazem parte do programa de Incentivo ao Esporte da instituição, no qual recebem bolsas de estudo e também ajuda de custo para aquisição de uniformes e passagens aéreas.
Voleibol
Em Foz do Iguaçu (PR), a equipe de vôlei Masculina da Escola Nilton Lins / Parque das Laranjeiras, enfrenta na tarde de hoje (28), a Escola Estadual Joaquim Corrêa, representante de Minas Gerais, na Série Ouro do Campeonato Brasileiro Escolar da modalidade que se encerra no próximo sábado.
O vencedor da Série Ouro irá disputar em maio, o Mundial da categoria, que também será realizado na cidade paranaense.
Após duas vitórias seguidas, a equipe Feminina da Escola Nilton Lins / Japiim perdeu para o time do Instituto de Pesquisa Educacional do Espírito Santo e irá disputar a Série Prata do torneio. Os 24 atletas que integram as equipes passaram por um processo seletivo realizado pela própria escola e recebem bolsas de estudo integrais.