Um dos confrontos mais esperado por todos os fãs de MMA está prestes a acontecer. Isto porque, na sexta-feira (11), na Cingapura, o amazonense Bibiano Fernandes (24-4-0), defende seu cinturão de campeão peso-galo do ONE Championship, contra o compatriota paranaense John Lineker (34-9-0), no co-main event do show de lutas batizado desta vez de “Light out” (luzes apagadas em português).
Esta é a terceira tentativa da organização de casar o duelo, inicialmente previsto para 5 de dezembro. Em seguida, os asiáticos remarcaram o combate para 11 de fevereiro, entretanto, por conta do teste positivo de John Lineker para a Covid-19, o duelo foi remarcado para esta sexta-feira (11). O combate marca, também, a volta de Fernandes ao octógono após três anos sem entrar no cage.
Rivalidade
Os desencontros entre os brasileiros na maior organização de lutas do continente asiático têm apimentado a rivalidade entre os compatriotas. Principalmente nas redes sociais. E justamente por isso, na segunda tentativa de realização do combate, a organização batizou o evento, que teria o combate brasileiro como principal atração da noite de ‘Bad Blood’ (sangue ruim, em inglês). Para o duelo primeiro duelo, marcado para dezembro de 2021, Bibiano alfinetou o rival após a insistência do desafiante em lutar pelo cinturão.
“Ele estava se promovendo bastante para lutar pelo título. Não tem nada errado, ele fez o trabalho dele. Mas não sou eu quem decido. São os caras do ONE. Agora é o momento de lutar pelo cinturão. Ele mandou umas 50 mensagens para mim, falando coisas, me chamando para lutar. Eu fiquei na minha, mas respondi uma coisa e ele ficou ofendido. Disse que ele era pequeno e agora está gigante, então eu perguntei: ‘Que p**** é essa?’. Ele ficou puto. Será que eu toquei em alguma ferida?”, disse o manauara em uma entrevista para o portal brasileiro especializado na cobertura do MMA Mundial, o Ag. Fight.
Nesta segunda-feira (7), já em Cingapura, o amazonense de 41 anos e cria da zona leste de Manaus fez uma postagem em sua conta oficial no instagram afirmando que ‘vai proteger o que tem’.
“Fala galera que acompanha meu trabalho aqui no instagram, passando para dizer a todos que já estou na Cingapura e pronto para mais uma guerra. Obrigado aos amigos pela torcida e vamos para guerra juntos. Vou proteger o que tenho. Oss”, disse Fernandes em um post no seu instagram.
Transmissão
Para os fãs do amazonense que desejarem assistir ao combate, a luta entre os brasileiros será transmitida ao vivo e gratuito, através do aplicativo ONE Championship, disponível para android e iOS.
Confira o carde de lutas oficial do evento:
Trajetória
No MMA profissional desde 2004, Bibiano Fernandes, de 41 anos, possui um cartel composto por 24 vitórias e quatro derrotas. O brasileiro passou a maior parte de sua carreira na Ásia e, por lá, foi campeão do DREAM e do ONE Championship. Na atual organização, o veterano é detentor do cinturão do peso-galo e um dos principais nomes da história dela.
John Lineker, de 31 anos, estreou no MMA profissional em 2008, disputou 43 lutas em sua carreira, venceu 34 e perdeu nove vezes. No ONE Championship desde 2019, o brasileiro superou Muin Gafurov, nocauteou Kevin Belingon e Troy Worthen e, assim, ganhou o direito de disputar o título do peso-galo.