NEWS-O 5G será ativado em mais 29 municípios do estado do Pará que estão prontos para receber o sinal. O pedido pode ser feito a partir do dia 18 de março, segundo anunciado pelo governo federal nesta quarta-feira (13).
As prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz podem solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entidade vinculada ao Ministério das Comunicações (MCom), o licenciamento e ativação de estações.
No total serão 395 municípios beneficiados em seis estados, sendo a Bahia, Minas Gerais, Goiás, Pernambuco, Piauí e Pará. A medida não implica necessariamente na instalação imediata dessas redes nas localidades.
A decisão eleva para 3.678 o número de municípios liberados para utilização da faixa de 3,5 GHz para o 5G, totalizando 181,3 milhões de brasileiros — uma fatia de 85% da população do país.
Para a chegada do 5G sem interferência àqueles que recebem as transmissões da TV aberta pela antena parabólica deve-se trocar a antena tradicional pela digital.
Sem custo adicional, as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar o kit para a adaptação à entidade Siga Antenado.
Confira os municípios do Pará com 5G:
PA – Afuá
PA – Anajás
PA – Augusto Corrêa
PA – Breu Branco
PA – Chaves
PA – Colares
PA – Curuçá
PA – Faro
PA – Igarapé-Miri
PA – Magalhães Barata
PA – Maracanã
PA – Marapanim
PA – Melgaço
PA – Ourém
PA – Palestina do Pará
PA – Primavera
PA – Quatipuru
PA – Salvaterra
PA – Santa Luzia do Pará
PA – Santarém Novo
PA – Santo Antônio do Tauá
PA – São Geraldo do Araguaia
PA – São João de Pirabas
PA – Soure
PA – Terra Santa
PA – Tracuateua
PA – Trairão
PA – Vigia